Quem sou eu

Minha foto
Americana, São Paulo, Brazil
Sou Professora de Artes, Designer de Interiores e Técnica em Contabilidade. Apaixonada pela familia,pela minha cachorra Meg, pelos meus gatos Mihmi, Frida e Gaudí, pelos amigos e por todo tipo de arte. Adoro escrever a vida.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Iluminação de ambientes



Fazer a iluminação de ambientes requer cuidados na hora da escolha.
Aqui vão algumas dicas de iluminação para alguns ambientes:

Sala
A sala é onde as pessoas passam a maior parte do tempo com a família e com os amigos, por isso é importante sempre ter a cara do dono, algo que caracteriza bem a personalidade. A dica é iluminar a sala de estar por inteiro. Essa iluminação global dá um brilho a mais e torna o ambiente tranqüilo. Um lustre na parte central é uma boa opção. Além de charmosos estão super na moda. Próximo às áreas de leitura, ou obras de arte, o indicado é uma luz própria com um belo abajur.


Entrada e corredores
Mantenha essas áreas sempre muito bem iluminadas. Além de dar mais confiança em quem está passando por essas regiões, é seguro, principalmente, para quem tem crianças e idosos dentro de casa.


Sala de Jantar
Na sala de jantar o foco é sempre a mesa e o que está nela. Nesse caso, pode-se usar lustres, luminárias pendentes, downlights ou até mesmo castiçais, levando sempre em consideração a personalidade do dono da casa.


Cozinha
Na cozinha, prefira acessórios mais simples e que favoreçam a iluminação como um todo, levando em consideração a claridade que é fundamental para a higiene do ambiente.


Quartos
Decorar os quartos com estilos modernos é um dos meios mais fáceis de torná-los atraentes e confortáveis. Para os que possuem o hábito de ler antes de dormir, é recomendável uma luz de apoio, seja de uma luminária ou de um abajur.

 

Mas..não basta escolher um lustre bonito ou uma sanca majestosa se o ambiente requer mais ou menos luz.

Alguns fatores devem ser levados em conta na hora de elaborar o plano de iluminação dos ambientes. Cada um destina-se a determinado tipo de atividade e aí que recomenda-se um estudo um pouco mais técnico do projeto de iluminação.
Na ABTN existem tabelas detalhadas quanto  ao grau de iluminância por classes de tarefas visuais, com fatores determinanates da iluminância adequada. Mas como a tabela é um tanto complexa para leigos no site da Catep Arquitetura de Publicidade  encontrei um resumo fácil de compreender e cálcular a quantidade de luz de acordo com tamanho,uso e cor do ambiente desejado.

Agora é calculadora na mão e bom projeto!











fonte:www.atitude.ig.com.br

Um comentário:

Ducarmo Neri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.