Quem sou eu

Minha foto
Americana, São Paulo, Brazil
Sou Professora de Artes, Designer de Interiores e Técnica em Contabilidade. Apaixonada pela familia,pela minha cachorra Meg, pelos meus gatos Mihmi, Frida e Gaudí, pelos amigos e por todo tipo de arte. Adoro escrever a vida.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Decoupagem em banquinho de plástico

Resolvi fazer esse post depois que meu trabalho foi divulgado no blog Vila do Artesão,  e tenho recebido muitos emails solicitando o passo a passo de como foi feita a decoupagem no banquinho de plástico .


Na época que fiz esse trabalho,ainda não existia o blog então não registrei com fotos o passo a passo, mas vou tentar passar isso para vocês do modo mais simples possível.

 Para esse banquinho usei mais ou menos 1 m de tecido com 1,60 de largura. 

Abri o pano sobre uma mesa com o lado avesso virado para cima e coloquei o banquinho de pernas para cima sobre ele,(já com o acento bem besuntado de cola branca) fui esticando o pano sempre passando cola branca nas outras partes do banco e assim fazendo uma decoupagem com o tecido. 
A medida que fui encapando as pernas fui recortando o tecido para ajusta-lo a peça, sempre pincelando cola branca para ficar bem grudado.
Para dar um acabamento mais perfeito,( pois com o tecido recortado no próprio banco nem sempre a cobertura do plastico é uniforme) recortei pedaços do tecido tirando as medidas das áreas que necessitavam de um acabamento melhor, e arrematei colando por cima dessas mesmas áreas. Esse mesmo procedimento fiz com o lado do acento que fica por baixo do banquinho.
Depois de todo encapado dei outra demão de cola para impermeabilizar o tecido e deixei secar.  


Dicas: A cola não deve ser diluída para dar maior aderência;
Utilize um pincel chato tipo trincha e não o enxarque de cola. Isso torna a aderência do tecido mais rápida.
Forre com plástico a superfície em que você for trabalhar porque o tecido  deixa passar a cola e a medida que você for virando o trabalho vai melecar de cola toda a área de trabalho.
O trabalho e modo de executar é simples, mas exige paciência, porque muitas vezes o tecido não adere na mesma rapidez que gostariamos em determinadas áreas do plástico, o que exige algum tempo de espera para secar um pouco a cola para podermos dar continuidade a decoupagem.
Eu levei mais ou menos umas duas horas para concluir o banquinho todo.
Eu não passei verniz para impermeabilizar...a cola foi suficiente, mas se o banco tiver muito contato com água é aconselhável aplicar.
Não se apavore caso ache que os recortes das pernas estão ficando tortos ou mal recortados. O Importante é primeiro cobrir bem as partes que ficam amostra. Essas sim tem que ficar perfeitas. Depois as partes internas, menos visíveis voces dão aquele acabemento mencionado com as tiras de tecido.
Então...acho que isso é tudo.
Bom trabalho e me mandem foto dos seu banquinhos depois de prontos para que eu poste aqui no blog.

Beijos a todas.

14 comentários:

Anônimo disse...

Rose, muito obrigada pela presteza em me responder. Vou tentar fazer com o meu e te retorno com fotos quando estiver pronto. Um abraço. Fernanda Lafeta. www.nossasartesminas.blogspot.com

Vicky Artesanatos disse...

Que encanto tudo por aqui viu. E que talento! Parabéns!

shirlei disse...

Muito obrigado pela gentileza, vou tentar fazer, tomara que eu acerte pois ficou muito lindo seu banquinho........

anely menezes disse...

Rose querida vc é um amor, obg por responder o meu email.Que Deus abençoe você e seu trabalho.

* * * disse...

Oi amiga. Olha só, tem um selinho pra você no meu blog. Pega lá. Beijinhos

Cécely Anne disse...

Rose, obrigada por partilhar seu trabalho com tds nós.Adorei este banquinho e estou fazendo o msm porém com uma cadeira plástica.Ta ficando bem legal, valeu a ideia.Bjs

Rose Tambasco disse...

Que legal Cécely!! quero ver seu trabalho quando estiver pronto! bjs

Rose Tambasco disse...

Anely, obrigada pelo carinho! Ja me sinto abençoada pela amizade de todas voces. Bjs

Rose Tambasco disse...

Shirlei, o seu com certeza também vai ficar. Bjs

Rose Tambasco disse...

Fernanda, vou ficar aguardando suas fotos. Tenho certeza que vai ficar ótimo! bjs

Rose Tambasco disse...

Vichy Artesanatos, voce também tem trabalhos maravilhosos. Retribuo os parabéns a voce. bjs

Anônimo disse...

Rose muito obrigada por compartilhar sua arte. Tenho uma dúvida qual cola branca vc usa?
Desde já agradeço bjs

Meyrielle - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Maria Elisa disse...

Rose, Elisabete do email... rsrsrs Estou indo comprar o tecido hoje... vou tentar fazer esse final de semana, se conseguir ja te envio as fotos por email... a cadeira de madeira estou pensando em fazer de varios retalhos mais ainda nao decidi... tenho 4 banquinhos para cubrir... hihihihih estou numa felicidade só!!! todo mundo aqui em casa curioso pq fica me vendo medir o pano... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Raquel disse...

Rose , obrigada por responder ao meu email. O passo a passo vai ajudar muito , vou comprar o tecido e fazer. Espero que fique bem legal como ficou o teu banquinho.
Só fiquei com uma dúvida ; que cola devo usar?
Um abraço,que Deus ilumine vc ...uma pessoa iluminada que divide sua arte.
Raquel