Quem sou eu

Minha foto
Americana, São Paulo, Brazil
Sou Professora de Artes, Designer de Interiores e Técnica em Contabilidade. Apaixonada pela familia,pela minha cachorra Meg, pelos meus gatos Mihmi, Frida e Gaudí, pelos amigos e por todo tipo de arte. Adoro escrever a vida.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tintas: como cálcular a quantidade necessária


Renovar as paredes da casa com uma pintura diferente é tudo de bom mas....como cálcular a quantidade de tinta a ser comprada? Ou então...como saber se o pintor não está exagerando no pedido das tintas?


    Encontrei essa dica que ensina como cálcular e resolver a questão.
O rendimento varia de marca para marca, do tipo utilizado (PVA, acrílica, elástica, etc...) e da quantidade de demãos que serão necessárias para a cobertura perfeita da superfície. O melhor a fazer é consultar as instruções do fabricante contidas no produto e calcular a área a ser pintada (altura x largura) descontando-se os vãos, como portas e janelas. Alguns fabricantes informam uma fórmula básica para descobrir quantos galões de tinta serão necessários. Adote a equação abaixo paratintas, fundos e massas, sem esquecer que o consumo por metro quadrado pode variar em função da porosidade da superfície e da técnica a ser empregada. 


Calculo de Tintas

Para evitar desperdícios deixe a pinturapara a última etapa, a pintura é o último passo de uma obra ou reforma, portanto deve ser iniciada apenas quando não há mais nenhum serviço a ser executado. Isso evita a perda com retoques ou outras demãos se houver necessidade de fazer a mudança, por exemplo, de um ponto elétrico.

Para quem for usar cores preparadas em misturadores é preciso aplicar no cálculo a margem de 10% a mais para não correr o risco de o produto acabar antes do fim dapintura, pois será difícil obter novamente a mesma tonalidade. Esse problema não ocorre com as cores prontas.
 
 
FONTE:

Um comentário:

Cléo disse...

Dicas são sempre bem vindas e essa foi muito boa mesmo!