Quem sou eu

Minha foto
Americana, São Paulo, Brazil
Sou Professora de Artes, Designer de Interiores e Técnica em Contabilidade. Apaixonada pela familia,pela minha cachorra Meg, pelos meus gatos Mihmi, Frida e Gaudí, pelos amigos e por todo tipo de arte. Adoro escrever a vida.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A ESCOLHA DO PISO


Ecoparquet Cerâmica Portinari

Escolher pisos e revestimentos não é tarefa fácil para quem esta construindo ou reformando.São inúmeros fabricantes de materiais e modelos e  as mais variadas formas de fabricação, desde a mais artesanal até as de ultima geração tecnológica.
O primeiro passo é satisfazer as necessidades pessoais de quem vai ocupar o ambiente como beleza, praticidade de manutenção, durabilidade e conforto.
Existem  variedades de materiais como madeira, cerâmica, vinil, laminado, pedras naturais , cimento refratário ou queimado , materiais ecológicos etc,
Cerâmica Lepri
Em tempos de consciência ambiental e sustentabilidade, algumas empresas como a Cerâmica Lepri  reaproveita lâmpadas florescentes para fabricação de revestimentos cerâmicos.
Ecowood Rio- Madeira plastica
Madeira plástica feita do reaproveitamento de embalagens de papeis de presente, caixas de pizza etc como os da Ecowood Rio são utilizadas em decks de piscinas, saunas etc, proporcionando o mesmo visual de madeiras nobres com manutenção simples e econômica.

Todo piso cerâmico é classificado pela escala PEI que vai de 1 a 5. Essa escala define a resistência e abrasão do material.Quanto maior o numero na escala, maior resistência ao desgaste do esmalte.
As indicações de utilização de pisos de acordo com a escala PEI são:

PEI 1 (menos resistente):
Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou pés descalços. Exemplo: banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior.
PEI 2:
Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas e entradas.
PEI 3:
Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que não seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependências residenciais).

PEI 4:
Produto recomendado para ambientes residenciais (todas as dependências) e comerciais com alto tráfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.
PEI 5 (mais resistente):
Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas ao público, consultório, outras dependências.
Algumas opções de pisos são:
-Cerâmicos :Prático,  pode ser usado em todos os ambientes, sempre obedecendo a escala de resistência à abrasão (PEI). Em banheiros e áreas molhadas o ideal é usar os antiderrapantes”.
pocellanato alto brilho
-Porcellanato: “É impermeável e possui alta resistência quando comparado às pedras naturais e outros tipos de cerâmica. Tem grande durabilidade, é  indicado para todos os espaços da residência. Encontrado nas versões polida, esmaltada e natural. Deve ser assentado com argamassa própria para porcellanatos.
- Laminados: Podem ser de alta resistência. Tem como vantagem a praticidade da instalação que pode ser feita sobre pisos já existentes como cerâmica, tacos de madeira etc.De manutenção fácil, apenas pano úmido não deve ter contato direto com água. Indicado para quartos e salas.
-Granito: Revestimento de pedra natural com grande variedade  de tons. Por ser liso, deve-se utilizar em ambientes não molhados. Tem alto custo.
-Outras pedras naturais como pedra mineira, São Tomé, pedra madeira etc.Indicadas para áreas externas,como áreas de piscinas por serem antiderrapantes. Devem ter aplicação de resina acrílica para evitar porosidades e exige limpeza constante para evitar formação de limo.
Ladrilho hidráulico e cimento queimado
- Ladrilho hidráulico: é resistente e possui uma infinidade de padrões e cores.As peças podem compor desenhos em pisos de cimento queimado, criando um efeito moderno e requintado.Também utilizado em paredes e bancadas.


Um comentário:

Cléo disse...

Muito bom o artigo. C/ certeza ele explica muito bem cada um dos pisos. Só espero não ser atacada pelo bichinho da reforma, pelo menos, não tão cedo, senão seu primo me mata rsrs.